Como calcular o gasto energético total?

[Tempo estimado de leitura: 5 minutos]

Primeiramente, é importante ressaltar que o metabolismo energético é a chave central da vida humana e a estimativa da necessidade de energia depende da compreensão do Gasto Energético (GE) ou Gasto Energético Total (GET). Mas o que é o GET? E como calcular o Gasto Energético Total?

De maneira geral, o Gasto Energético Total é o somatório de três valores em 24 horas: o valor de energia gasta em repouso, em atividades físicas e do efeito térmico dos alimentos.

O gasto de energia em repouso pode ser denominado de acordo com as condições de aferição, sendo Taxa Metabólica Basal (TMB) ou Taxa Metabólica de Repouso (TMR) que representa o valor mínimo necessário para manutenção corporal.

O Efeito Térmico dos Alimentos ou Termogênese Induzida pelos Alimentos (TIA) trata da energia necessária para realização dos processos metabólicos que ocorrem após a ingestão alimentar e equivale em uma dieta mista, cerca de 10% do gasto energético total diário.

Já o Gasto Energético com Atividade Física (GAF) se refere a energia gasta com movimentos voluntários ou involuntários do corpo, como por exemplo atividades física, exercício físico e outras movimentos realizados.

Para calcular o gasto energético total na prática clínica, comumente se utiliza equações preditivas que são um instrumento relativamente simples, rápido e acessível. Contudo, devido às diversas singularidades do corpo humano, não existe uma única fórmula validada para todos os indivíduos.

Existem diversas equações que estimam o gasto energético a partir de diferentes métodos e populações. Nesse sentido, é muito importante que o nutricionista busque em bases de dados cientificas fórmulas devidamente validadas para a população/indivíduo que será utilizada(o).

Você como nutricionista pode se questionar sobre a formulação da equação que será escolhida, como e a partir de qual população essa equação surgiu? Existem estudos de validação para a população ou indivíduos que serão avaliados, como por exemplo mulheres brasileiras? Qual a precisão em relação ao método de referência?

Assim, você conseguirá definir a melhor equação para seus pacientes. Estudos como de Wahrlich e Anjos (2001) analisam equações de predição da taxa metabólica basal, ou seja, a partir dessas fórmulas ainda é necessário acrescentar ao cálculo os valores do gasto energético com atividades físicas (GAF) e a Termogênese Induzida pelos Alimentos (TIA).

Existem equações preditivas que já incorporam o valor gasto com atividade física, como é o caso da fórmula proposta pelo Institute of Medicine Estadunidense nas Dietary Reference Intakes (DRI).

As principais fórmulas para obtenção do gasto energético estão apresentadas a seguir, mas vale lembrar que na EasyDiet e você consegue utilizar todas de forma assertiva com a visualização de qual público foi estudado para o desenvolvimento de cada fórmula, tornando mais prático e fácil o cálculo do GET.

Fórmulas/Equações:

Harris & Benedict (1918):

Homens: TMB (Kcal/dia) = 66,47 + (13,75 * Peso atual ou desejado em Kg) + (5 * Estatura em cm) – (6,76 * Idade em anos)

Mulheres: TMB (Kcal/dia) = 655,1 + (9,56 * Peso atual ou desejado em Kg) + (1,85 * Estatura em cm) – (4,68 * Idade em anos)

Cunningham (1991):

TMR: 21,6 * Massa Livre de Gordura + 370

FAO/WHO (2001): 18 – 30 anos

Homens: TMB (Kcal/dia) = 15,057 * Peso desejado em Kg + 692,2

Mulheres: TMB (Kcal/dia) = 14,818 * Peso desejado em Kg + 486,6

Schofield (1985): 18 – 30 anos

Homens: TMB (Kcal/dia) = 0,063 * (Peso atual ou desejado em Kg + 2,896) * 239

Mulheres: TMB (Kcal/dia) = 0,062 * (Peso atual ou desejado em Kg + 2,036) * 239

Mifflin-St Jeor (1990):

Homens: TMB (Kcal/dia) = (10 * Peso atual ou desejado em Kg) + (6,25 * Estatura em cm) – (5 * idade em anos) + 5

Mulheres: TMB (Kcal/dia) = (10 * Peso atual ou desejado em Kg) + (6,25 * Estatura em cm) – (5 * idade em anos) – 161

Henry & Rees (1991): 18-30 anos

Homens: TMB (Kcal/dia) = [(0,056 * Peso atual ou desejado em Kg + 2,8) * 239]

Mulheres: TMB (Kcal/dia) = [(0,048 * Peso atual ou desejado em Kg + 2,562) * 239]

IOM/DRI (2005):

Homens + 19 anos: Necessidade Energética (Kcal/dia) = 662 – (9,53 * Idade em anos) + FA (Fator de atividade física) * (15,91 * Peso desejado em Kg + 539,6 * Estatura em metros)

Mulheres + 19 anos: Necessidade Energética (Kcal/dia) = 354 – (6,91 * Idade em anos) + FA (Fator de atividade física) * (9,36 * Peso desejado em Kg + 726 x Estatura em metros)

Na EasyDiet o cálculo é feito automaticamente para você. Só é necessário saber escolher a fórmula de necessidade energética correta!

Então não esqueça de conferir o nosso post sobre qual fórmula de necessidade escolher!

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