Qual fórmula de necessidade energética escolher?

[Tempo estimado de leitura: 3 minutos]

Qual fórmula de necessidade energética escolher?

O cálculo da necessidade energética é ponto fundamental no atendimento nutricional. Isso porque, caso esse cálculo seja feito de forma errada, o paciente pode não conseguir atingir seus objetivos. Dentro os métodos disponíveis para encontrar esse resultado, o mais comum é o uso de fórmulas matemáticas que, em geral, levam em conta o peso, idade, sexo e algumas à altura. No entanto, diante da ampla variedade de fórmulas disponíveis, qual fórmula de necessidade energética escolher?

Apesar de algumas dessas fórmulas serem simples, não é prático decorar essas fórmulas mais simples para calcular “na mão”. Além disso, algumas são complexas e fica inviável pela perda de tempo tentar calcular manualmente. Por isso, o uso de softwares como a EasyDiet é fundamental para ter cálculos rápidos e precisos na hora da consulta.

Em suma, as fórmulas calculam a TMB (taxa metabólica basal). Nesses casos, ainda deve-se multiplicar pelo NAF (nível de atividade física) ou fatores específicos da fórmula (como em Harris-Benedict, que há o fator temperatura, fator atividade e fator injúria). E só assim, terá o valor do GET (gasto energético total).

GET = TMB x NAF ou fatores específicos da fórmula

A escolha da fórmula certa para cada paciente deve levar em conta qual foi o público estudado para deduzir a fórmula, assim como nas fórmulas de percentual de gordura. Portanto, compilamos as principais fórmulas de necessidade energética e seus respectivos públicos que a fórmula pode ser melhor aplicada:

ReferênciaPúblico-alvo
FAO/OMS, 2001Geral
DRI/IOM, 2002/2005Geral
Harris-Benedict (1918)Geral em condições patológicas
Henry e Ress (1991)Escolar, adolescente e adulto
Schofield (1985)Bebê, pré-escolar, escolar, adolescente e adulto
Cunningham (1991)Atletas (qualquer idade)
Miffin-St Jeor (1990)Adulto e idoso

Vale ressaltar que todas essas fórmulas estão disponíveis para você utilizar com segurança na EasyDiet e colocamos os respectivos públicos-alvo de cada fórmula para que você escolha a melhor para cada paciente. Você pode se cadastrar e testar a EasyDiet gratuitamente clicando aqui!

fórmula de necessidade energética

Gostou das nossas dicas? Se tiver dúvidas e sugestões, entre em contato conosco. Compartilhe com seus colegas e desfrute da EasyDiet, o melhor software de atendimento nutricional do mercado!

EasyDiet, feito por nutricionistas para nutricionistas.

Autor do texto: Matheus Medeiros

Compartilhe com seus amigos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sobre o autor

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter