Diferença entre preço e valor

Note que tudo que a gente procura em nossas vidas, não podemos medir, pegar, apenas sentir. Quer exemplos? Você não tem como pedir por um metro de felicidade, ou por 50 gramas de autoconfiança, ou 4 litros de conhecimento. Ou seja, sempre estamos buscando o intangível. E isso tem tudo a ver com o marketing do seu serviço, dos seus atendimentos.

As pessoas não buscam um nutricionista pra ter algo tangível, como um papel que tenha escrita a dieta dela ou algo do tipo. Elas buscam o intangível, qualidade de vida, performance e esse é o valor do atendimento. Essa é a diferença entre valor e preço. Valor é intangível, preço é algo tangível, é numérico. A grande pergunta que fica é: Como transformar esse valor em preço?

Basicamente, existem 3 formas de você precificar o seu atendimento. O primeiro é saber o quanto custa por atendimento e você trabalha com uma margem que será o seu lucro. A segunda é saber quanto é o preço de mercado, dos seus “concorrentes” e trabalhar com um preço um pouco acima ou abaixo, vai depender do seu posicionamento de mercado. E o terceiro que é o meu favorito e que eu recomendo muito que é justamente trabalhar em cima do valor do seu serviço. Vou te explicar mais.

Justamente por ser subjetivo, o valor é a melhor forma de você precificar. Porque assim, você pode trabalhar o seu marketing para gerar desejo. E se as pessoas desejam e percebam que seu trabalho vale mais, por exemplo, 300 reais. Então porque cobrar mais barato? Com o marketing você pode fazer isso e com integridade!

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Autor do texto: Matheus Medeiros