Métricas essenciais para criar e manter um consultório de sucesso

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Métricas essenciais para criar e manter um consultório de sucesso

Assim como qualquer empresa, seu consultório, seus atendimentos precisam ter o desempenho avaliado para ter sua viabilidade e crescimento garantidos por meio de métricas de consultório de sucesso. Porém, fazer isso é desafiador. Exige planejamento e disciplina para manter constante o monitoramento e execução do que foi planejado.

E quando falamos de métricas de consultório de sucesso, basicamente são indicadores que te falam se seu negócio está “saudável” ou não, também chamados de KPI’s (Key Perfomance Indicators – Indicadores-chaves de performance, em tradução livre). 

Esses dados precisam ser coletados e quando analisados, como o nome já revela, indicam a performance de um negócio, fornecendo informações seguras para a gestão e para o processo de tomada de decisões de um negócio, no nosso caso, para o consultório/atendimentos. São exemplos de KPI’s para consultório:

Número de consultas por mês

Parece ser óbvio mas muitas(os) colegas não tem o controle de quantas consultas fazem por mês. Essa é uma métrica essencial porque ela pode indicar como está o faturamento com os atendimentos, se está tendo lucro ou não, comparar o número de atendimentos de um mesmo mês entre os anos e a sazonalidade dos atendimentos, por exemplo. 

E nesse último ponto, você pode ajustar e tomar decisões de fortalecer seu marketing nos meses que tipicamente há uma menor procura por atendimentos naturalmente.

NPS (Net Promoter Score)

Essa é uma das métricas de qualidade mais usadas nas grandes empresas e você também pode (e deve) usar. De modo geral, o NPS mede o nível de satisfação dos pacientes quanto ao serviço prestado. E como você pode fazer isso? Não custa nada! Você pode, por exemplo, pegar sua base de e-mails/contatos dos pacientes, enviar um Google Forms (ou semelhante) perguntando: “de 0 a 10, qual seria a nota para sua experiência com meu atendimento?”. 

E você ainda pode deixar outra caixa para que o cliente possa escrever respondendo à pergunta: “caso não tenha dado a nota máxima, o que posso fazer para ter a nota 10?”. Essas informações são extremamente valiosas para medir e tomar decisões sobre a qualidade dos seus atendimentos porque são métricas essenciais para criar e manter um consultório de sucesso.

Média de retornos por paciente

Com essa métrica, você poderá avaliar sua fidelização de pacientes. Para esse cálculo, você precisará dividir o número total de consultas pelo total de pacientes, e assim, o resultado será o número médio de consultas por paciente. Não há valores padrões que indiquem se sua fidelização está baixa, normal ou alta. Você deverá analisar essa métrica ao longo do tempo, de acordo com sua realidade e sem comparar com colegas. 

Isso por justamente depender da sua realidade no momento, por exemplo, da cidade que você atende, do(s) público(s) que você atende, do que você oferece como experiência de atendimento etc. Então acaba sendo um parâmetro individual de cada profissional que deve ser comparado apenas consigo mesma(o) ao longo do tempo.

Ainda há outras métricas de consultórios de sucesso importantes, como taxa de cancelamento de consultas, número de pacientes que não marcaram retorno, entre outras. Mas tendo em mãos os 3 KPI’s citados, você já tem dados valiosos para manter o seu consultório de sucesso, saudável e em constante crescimento com tomadas de decisões inteligentes e empreendedoras.

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EasyDiet, feito por nutricionistas para nutricionistas.

Autor do texto: Matheus Medeiros

O blog da EasyDiet é aberto para qualquer nutricionista ou estudante de nutrição enviar textos. Por isso, a responsabilidade do conteúdo do texto é inteiramente do autor(a) e não reflete necessariamente o posicionamento da empresa.

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