Como fazer a gestão do consultório

Tempo de leitura: 2 minutos

Como fazer a gestão do consultório

Quando vamos iniciar os atendimentos em consultório, não importa se é alugado ou próprio, a gestão é necessária e essencial. Porém, nossa formação não abrange tão bem essa área (e não é demérito das graduações, não há como ensina tudo que precisamos para o mercado em 4 ou 5 anos junto com o conhecimento técnico da nutrição), então como fazer a gestão do consultório?

Primeiro, há aspectos que você deve considerar fundamentais para uma boa gestão do seu negócio, do seu consultório. Um deles é a disciplina. Você deve ter a disciplina, por exemplo, de ter um tempo reservado para a gestão do seu consultório. Um dia, ou um turno que seja, para você:

Planejar e monitorar:

O que está acontecendo no meu consultório? Como eu posso padronizar, otimizar e melhorar a experiência de atendimento dos meus pacientes (desde o agendamento da consulta até o acompanhamento pós-consulta)? Quais são as despesas fixas e variáveis do consultório? Quanto estou gerando de receita para cobrir as receitas e gerando quanto de lucro? 

Quais são minhas metas a curto, médio e longo prazo? O que preciso fazer para alcançar cada uma? Quanto tempo estou gastando em cada processo do atendimento e como posso otimizar para evitar atrasos entre os atendimentos? O que posso fazer para atrair, engajar e converter uma audiência em clientes? O que posso fazer para encantar e fidelizar mais os pacientes que tenho atualmente?

Quais parcerias estratégicas eu posso fechar para agregar os atendimentos? Essas são algumas perguntas básicas que você pode se fazer frequentemente (semanalmente já é suficiente) no planejamento e monitoramento do seu negócio.

Executar:

De nada adianta você planejar e não executar, certo? Então, depois do planejamento é a hora de você colocar a mão na massa! Você já identificou os pontos para serem melhorados ou testados. Quando você executar, será um teste e você deve encarar como tal. Deu bons resultados? Repete! Deu errado? 

O que faltou para dar certo? A duração da execução foi suficiente para você ter uma resposta? Se a resposta definitiva foi que não deu certo, você toma como aprendizado, nada que você fez, testou, tentou foi tempo perdido.

Estruturando um processo como este e que você mantenha a disciplina de fazer essa gestão com consistência, você sempre manterá seu consultório “saudável” e irá prevenir imprevistos e problemas. E para te ajudar no controle financeiro, temos uma planilha que você pode baixar gratuitamente clicando aqui.

Gostou das nossas dicas? Se tiver dúvidas e sugestões, entre em contato conosco. Compartilhe com seus colegas e desfrute da EasyDiet, o melhor software de atendimento nutricional do mercado!

EasyDiet, feito por nutricionistas para nutricionistas.

Autor do texto: Matheus Medeiros

Compartilhe com seus amigos
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Sobre o autor

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter