Vantagens e desvantagens de atender por convênio

Tempo de leitura: 2 minutos

Quando começamos os atendimentos em consultório, nos deparamos com uma possibilidade: atender por convênio. Mas antes de você decidir sobre isso, pondere as vantagens e desvantagens de atender por planos de saúde.

Com bastante sinceridade, não há muitas vantagens em atender por plano de saúde, porém, a principal é que você tem uma maior rotatividade, uma maior demanda de clientes/pacientes. E com isso você vai ter seu nome inserido no mercado. 

Porém, você pode ter uma falsa impressão de que você pode estar atendendo mais com os convênios e que vale a pena. A realidade é que como o valor repassado do convênio para você é muito pequeno, é uma conta injusta, e acabamos entrando no ponto negativo.

A principal desvantagem de atender por convênio é a quantia paga aos nutricionistas (não pense que com outros profissionais de saúde é muito diferente porque não é) varia em média entre 18 a 45 reais. Isso mesmo! Logicamente, esse valor não vale a todo o trabalho que o nutricionista faz durante a consulta como anamnese, avaliação física, elaboração da dieta, dos substitutos etc. 

Então para compensar financeiramente, seria preciso um volume de atendimento muito grande, mas como precisamos fazer um atendimento de qualidade com essa série de avaliações dentro da consulta, acaba sendo impossível oferecer alguma qualidade nessa quantidade tão grande de atendimentos. 

E pense bem, será que esse valor condiz com os mais de 4 anos que você estudou para atender? Além, dos cursos, pós-graduações, horas e mais horas de estudos para atender um paciente de forma individualizada.

Digamos que você ainda opte por atender por convênio

E tudo bem com isso, tá? Dada a vantagem de atender por plano de saúde no início para captar seus clientes, uma dica é você encarar isso com um “marketing” dos seus atendimentos. Se você consegue se manter financeiramente por um tempo e quer atender por plano, não tem problema nenhum.

Mas leve isso como uma estratégia temporária de captação de clientes. Estipule um prazo, uma data limite que você atenderá por plano e depois você encerra. Isso vai ser um compromisso para que você não se acomode e ache que dá para viver de atendimentos por plano, o que não é verdade. 

Além disso, você pode aproveitar esse tempo fazendo um atendimento muito bom, e as pessoas vendo e sentindo isso, elas acabam se fidelizando a você. Então no momento que você sair do plano de saúde para atender de forma particular, alguns pacientes ainda ficaram fiéis a sua consulta.

Mas vale ressaltar que se você achar melhor não atender por convênio para captar mais clientes no início, há outras formas e até melhores de captar clientes que você pode usar sempre, de forma consistente e sustentável. A melhor delas é investir no seu marketing. Se você quiser saber mais sobre, clique aqui.

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Autor do texto: Matheus Medeiros

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