Suplementação de glutamina em atletas

Uma liberação excessiva de hormônios do estresse induzidos pelo exercício físico de alta intensidade, pode causar a translocação de fragmentos de lipopolisacarídeos (LPS) para fora do trato GI, o que desencadeia respostas imunes e inflamatórias, muitas vezes resultando em aumento da permeabilidade intestinal. Mas será que a glutamina pode ajudar nesses casos? Vamos explicar melhor.

Dependendo do tipo de exercício, intensidade, idade e outros fatores, entre 20-50% dos atletas sofrem sintomas gastrointestinais, que mostraram aumentar com a intensidade do exercício. Em um estudo de 29 triatletas masculinos altamente treinados, Jeukendrup et al descobriram que após a competição, 93% relataram distúrbios digestivos: vômitos severos e diarréia.

A hipertermia, isquemia e hipoperfusão são outros estímulos severos que podem causar afrouxamento das Tight junctions durante o exercício físico intenso. O exercício prolongado também está associado a uma queda na concentração plasmática de glutamina e tal diminuição poderia prejudicar a função imunológica e aumentar a suscetibilidade à infecção e intestino permeável em atletas.

Como a glutamina pode atuar

Apesar de não existir recomendações de glutamina determinadas, doses agudas de aproximadamente 20-30g parecem não apresentar efeitos nocivos em humanos adultos saudáveis. Uma dose aguda de glutamina por via oral 2 horas antes do exercício intenso melhora a permeabilidade intestinal (através da regulação das Tight junctions) induzida pelo estresse e consequentemente pode reduzir os desconfortos gastrointestinais, também atua na redução das endotoxinas plasmáticas e pode produzir efeitos na modulação da resposta inflamatória.

Portanto, podemos concluir que a suplementação de glutamina deve depender da sintomatologia (ou seja, baixos níveis plasmáticos de glutamina e intestino permeável) e da intensidade do exercício físico, a fim de melhorar a saúde intestinal e consequentemente o rendimento do atleta.

  • A Systematic Review of the Acute Effects of Exercise on Immune and Inflammatory Indices in Untrained Adults. 2015.
  • Relationship between gastrointestinal complaints and endotoxaemia, cytokine release and the acutephase reaction during and after a long-distance
    triathlon in highly trained men. Clin Sci (Lond). 2000.
  • Effects of amino acid-derived luminal metabolites on the colonic epithelium and physiopathological consequences. Amino Acids. 2007
  • The Roles of Glutamine in the Intestine and Its Implication in Intestinal Diseases. 2017

Gostou das nossas dicas? Se tiver dúvidas e sugestões, entre em contato conosco. Compartilhe com seus colegas e desfrute da EasyDiet, o melhor software de atendimento nutricional do mercado!

EasyDiet, feito por nutricionistas para nutricionistas.

Autora do texto: Licyanne Lemos


FEITO POR NUTRICIONISTAS PARA NUTRICIONISTAS

Impacte mais vidas por meio da nutrição com a EasyDiet!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *

14 − 12 =