Quais cuidados o nutricionista deve ter ao publicar conteúdo na internet?

[Tempo estimado de leitura: 2 minutos]

Já abordamos os principais erros que você pode estar cometendo no seu posicionamento online. Além disso, quais cuidados o nutricionista deve ter ao publicar conteúdo na internet?

Quando abordamos cuidados relacionados à profissão, precisamos lembrar primeiramente do Código de Ética, uma vez que ele determina a conduta dos nutricionistas estabelecendo responsabilidades, direitos, deveres e princípios que devem orientar a atitude do profissional, inclusive na internet.

Entre os 10 capítulos presentes no documento, o quarto aborda o uso de estratégias para comunicação ao público e para divulgação das atividades profissionais, utilizando quaisquer meios, como: panfletos, mídias, redes sociais, aplicativos e outros para os mesmos fins.

O artigo 55 torna evidente o nosso dever ao compartilhar informações sobre alimentação e nutrição dentro dos diversos meios de comunicação, é preciso ter como objetivo a promoção de saúde e educação alimentar e nutricional, de forma crítica e contextualizada, sempre com respaldo técnico-científico.

Além disso, o mesmo artigo retrata também sobre as divulgações de orientações e procedimentos específicos para indivíduos ou coletividades, ressaltando que devemos informar que os resultados podem não ocorrer da mesma forma em pessoas diferentes.

A partir do artigo 56 até o 58 o código aborda o que é vedado ao nutricionista, como utilizar estratégias que gerem concorrência desleal ou prejuízos a população, então propagar mensagens enganosas ou sensacionalistas, não alegar exclusividade ou garantia dos resultados.

É também vedado utilizar o valor de seus honorários, promoções e sorteio de procedimentos ou serviços como forma de publicidade e propaganda. Da mesma forma que é proibido, mesmo com autorização concedida, divulgar a imagem corporal de si ou de terceiros, atribuindo resultados a produtos, equipamentos, técnicas e outros.

Na internet precisamos ter diversos cuidados, mas o nutricionista precisa estar atento e colocar em prática os valores e princípios do código de ética para promover um ambiente equilibrado e saudável para si mesmo, seus pacientes e colegas de trabalho.

Referência:

CFN, Conselho Federal de Nutricionistas. Código de Ética e de Conduta do Nutricionista. 2018.

Gostou do nosso conteúdo? Se sim, compartilhe com suas(seus) colegas!

EasyDiet, feito por nutricionistas para nutricionistas.

O blog da EasyDiet é aberto para qualquer nutricionista ou estudante de nutrição enviar textos. Por isso, a responsabilidade do conteúdo do texto é inteiramente do autor(a) e não reflete necessariamente o posicionamento da empresa.

Compartilhe com seus amigos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sobre o autor

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter