Nutrição e os conflitos de interesse

[Tempo estimado de leitura: 2 minutos]

Nutrição e os conflitos de interesse

As divergências na área da Nutrição têm se tornado cada dia mais comum. Devemos atentar não só para avaliar se determinada informação tem fundamento ou não, vendo as fontes e metodologias das pesquisas, mas também se atentar aos conflitos de interesse.

Conflitos de interesse ocorrem quando há uma relação pessoal ou econômica entre uma empresa e o pesquisador, o que pode influenciar a idoneidade ou a interpretação dos resultados de um determinado estudo. Por isso, é importante avaliar se existe ou não o conflito de interesse, antes de usar determinada informação como verdade absoluta.

Porém, não é porque um estudo tem conflito de interesse, que ele tem que ser descartado, pois ele tem sua importância e muitas vezes é o auxílio financeiro que torna possível a realização de determinada pesquisa. Logo, é importante usar outros estudos para comparar e poder estabelecer uma melhor conduta.

Devemos lembrar também dos eventos na área da Nutrição. É comum algumas empresas fornecerem palestrantes que podem falar o que seja mais conveniente para a venda dos produtos. Claro que não podemos generalizar, mas o fato existe e devemos balancear as informações e ir em busca das referências utilizadas na palestra. Portanto, devemos ficar bem atentos antes de divulgar determinadas informações ou usar como base para a conduta nutricional.

Gostou das nossas dicas? Se tiver dúvidas e sugestões, entre em contato conosco. Compartilhe com seus colegas e desfrute da EasyDiet, o melhor software de atendimento nutricional do mercado!

EasyDiet, feito por nutricionistas para nutricionistas.

Autor do texto: Matheus Medeiros

Compartilhe com seus amigos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sobre o autor

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter