Efeito placebo: o que você precisa saber

[Tempo estimado de leitura: 2 minutos]

Efeito placebo: o que você precisa saber

O efeito placebo ocorre quando o indivíduo acredita naquele possível efeito e consequentemente observamos na prática clínica ou esportiva algum efeito relevante, mesmo não tendo nada na literatura científica para justificar aquele uso.

A expectativa ou crença do indivíduo sobre o efeito de um determinado produto pode levar a um efeito real no organismo. Por exemplo, pelos estudos científicos, a beta-alanina não possui efeito quando suplementada em indivíduos que fazem exercícios aeróbicos de longa duração. Mas, tem pessoas que acreditam no seu efeito e julgam ter um bom condicionamento devido ao suplemento nesse tipo de exercício. O que fazer então? Saber ouvi-lo e aceitar se isso naquele momento for essencial pra ele.

Por outro lado, será ético sair prescrevendo indiscriminadamente produtos que não tenham cientificamente comprovação de sua eficácia e justificar seu uso pelo efeito placebo? Não! Não devemos sair prescrevendo princípios ativos que tenham função semelhante ao placebo, com o intuito de segurar ou fidelizar o paciente/cliente. Devemos retirar a ideia de que ir ao nutricionista é sair do consultório cheio de prescrições de cápsulas ou pós. Além disso, esse consumo inconsciente só estimula ainda mais a produção e venda de produtos ineficazes.

Gostou das nossas dicas? Se tiver dúvidas e sugestões, entre em contato conosco. Compartilhe com seus colegas e desfrute da EasyDiet, o melhor software de atendimento nutricional do mercado!

EasyDiet, feito por nutricionistas para nutricionistas.

Autor do texto: Matheus Medeiros

Compartilhe com seus amigos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sobre o autor

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter