Como fazer uma boa anamnese nutricional

[Tempo estimado de leitura: 2 minutos]

Como fazer uma boa anamnese nutricional

Uma boa anamnese nutricional é um dos pilares para o sucesso do tratamento de nutrição. É a ferramenta que utilizamos nos atendimentos para obter informações pertinentes para a conduta nutricional. Mas como podemos fazer uma boa anamnese nutricional, sem perder tempo mas ainda mantendo a qualidade? Veja como fazer isso com esses 3 pilares:

1. Atenção ao essencial

Você deve iniciar levantando informações pessoais (nome, sexo, idade, estado civil, profissão, escolaridade…), clínicas (diagnósticos médicos, antecedentes de doenças na família…), hábitos (rotina, consumo alimentar habitual, prática de exercícios, sono, etilismo, tabagismos…) e outras informações que você julgue essencial para o planejamento da conduta nutricional. Fazer perguntas que não mudam em nada sua conduta só vão te fazer perder tempo na hora da consulta.

2. Padronização o questionário

Ter questionários padronizados, que você “bata o olho” e saiba como perguntar e qual informação você está buscando, ajuda muito na assertividade da anamnese e das informações que serão coletadas. Então ter uma anamnese construída numa linguagem fácil, clara e objetiva é essencial na rotina dos atendimentos nutricionais.

3. Gestão das anamneses

Por ser um documento fundamental sobre seus pacientes, usar um software como a EasyDiet é crucial para ter segurança e organização desses dados. Dessa forma, garante-se que você tenha todas essas informações de forma fácil e estruturadas quando você precisar.

Em suma, tendo esses pilares bem estruturados no seu atendimento, você controla melhor o tempo de consulta, economiza tempo, não perde qualidade e com mais conhecimentos relevantes sobre seus pacientes, a conduta nutricional será mais assertiva em relação a todas as necessidades de cada paciente, melhorando a adesão e os resultados com o planejamento alimentar.

Gostou do nosso conteúdo? Se sim, compartilhe com suas(seus) colegas!

EasyDiet, feito por nutricionistas para nutricionistas.

Autor do texto: Matheus Medeiros

O blog da EasyDiet é aberto para qualquer nutricionista ou estudante de nutrição enviar textos. Por isso, a responsabilidade do conteúdo do texto é inteiramente do autor(a) e não reflete necessariamente o posicionamento da empresa.

Compartilhe com seus amigos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sobre o autor

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter