Como ensinar o paciente a ler o rótulo de produtos

Parece básico, mas ensinar um cliente/paciente a ler o rótulo de produtos e interpretar corretamente é fundamental para o empoderamento na hora da escolha de produtos alimentícios.

Há diversas formas de ensinar e passar esse conhecimento para o cliente/paciente e nenhuma está errada, porém, a probabilidade da informação fixar mais é mostrando na prática como ler o rótulo de produtos.

Por exemplo:

  • Podemos ensinar fazendo a demonstração de alguns produtos, pegue uma foto ou a lista de ingredientes daquele produto e mostre ao paciente, como ele pode identificar um “falso” produto integral ou produto que não seja de tão boa qualidade.
  • Mostre quais são os nomes que não devem conter nos alimentos como açúcar, glutamato monossódico, adoçantes artificiais, dentre outros. Ou até melhor, você pode criar uma lista que o nome dos ingredientes que se deve evitar o consumo em produtos alimentícios, até orientar que se tiver algum ingrediente com um nome desconhecido (como sulfito de sódio, benzoato de sódio), nomes que são estranhos e que o paciente não consiga reconhecer, evitar o consumo e que se tire a dúvida com você.
  • Mostre na prática também que a lista de ingredientes se encontra na ordem decrescente. Então você explica que começa primeiro é o que tem em maior quantidade no produto.
  • Deixe claro que a tabela nutricional ela não é o mais importante. Não é importante que ele veja a quantidade de carboidrato que tem naquele produto, a quantidade de calorias, porque o que determina a qualidade nutricional do produto são os ingredientes e não se ele contém ou não carboidrato, proteína e/ou gordura.
  • Explique a importância de não comprar produtos que contenham açúcar, gorduras trans e transgênicos. Mostre qual é o símbolo de um alimento transgênico para evitar o consumo.

Gostou das nossas dicas? Se tiver dúvidas e sugestões, entre em contato conosco. Compartilhe com seus colegas e desfrute da EasyDiet, o melhor software de atendimento nutricional do mercado!

EasyDiet, feito por nutricionistas para nutricionistas.

Autor do texto: Matheus Medeiros


FEITO POR NUTRICIONISTAS PARA NUTRICIONISTAS

Impacte mais vidas por meio da nutrição com a EasyDiet!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *

cinco × cinco =