Como deve ser a estrutura de receituários no atendimento nutricional?

[Tempo estimado de leitura: 3 minutos]

A estrutura de receituários para prescrição de produtos e manipulados em geral deve seguir uma estrutura bem definida, com todas as informações obrigatórias estabelecidas pelo CFN, mas também com o design e personalização da sua marca profissional.

Primeiramente, quais são as informações obrigatórias? Para a prescrição de suplementos, a resolução nº 656 (2020) do CFN estabelece como itens obrigatórios: nome do paciente/cliente; via, composição e posologia dos suplementos alimentares; data de prescrição; assinatura, carimbo do profissional com nome e número de seu registro no Conselho e respectiva jurisdição, telefone e endereço completo ou outro meio de contato profissional.

Para a prescrição de fitoterápicos e outros produtos manipulados, a resolução nº 680 (2021) do CFN estabelece como itens obrigatórios: nomenclatura botânica, sendo opcional incluir a indicação do nome popular; parte utilizada; forma de utilização e modo de preparo, no caso de plantas medicinais in natura ou drogas vegetais, na forma de infusão, decocção ou maceração em água; forma ou meio de extração, a padronização do marcador da parte da planta prescrita (sempre que disponível na literatura científica) e a forma farmacêutica, no caso de drogas vegetais em formas farmacêuticas, medicamentos fitoterápicos, produtos tradicionais fitoterápicos e de preparações magistrais; e via de administração e posologia; datado e identificado com dados do paciente e do nutricionista (nome completo, número de inscrição no CRN e meios de contato, tais como e-mail e telefone) carimbado e assinado pelo nutricionista.

Apesar de não ser colocado como item obrigatório, é sempre bom colocar o horário em que o suplemento, fitoterápico ou produto deverá ser consumido para se ter mais organização e adesão do paciente. E você pode sim dar um toque personalizado com sua logo e cores, além de itens opcionais como indicar quais são suas redes sociais, site etc. Apenas tome cuidado com o excesso de informações, que podem acabar poluindo o design do seu receituário e dando menos espaço para o conteúdo que será preenchido.

Por fim, para te ajudar nesse processo de prescrição com receituário, a EasyDiet tem um sistema que você adiciona todas as informações necessárias para a prescrição e você ainda pode personalizar o receituário com suas cores e logo! Entre para a EasyDiet e confira essa e muitas outras funcionalidades!

Gostou do nosso conteúdo? Se sim, compartilhe com suas(seus) colegas!

EasyDiet, feito por nutricionistas para nutricionistas.

O blog da EasyDiet é aberto para qualquer nutricionista ou estudante de nutrição enviar textos. Por isso, a responsabilidade do conteúdo do texto é inteiramente do autor(a) e não reflete necessariamente o posicionamento da empresa.

Compartilhe com seus amigos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sobre o autor

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter