Como atender a alta demanda de vegetarianos no consultório

O crescente número de aptos ao veganismo/vegetarianismo é refletido nos consultórios de nutrição. Assim, você pode se perguntar: como atender essa alta demanda de vegetarianos?

Primeiramente, se você não se sente confortável atualmente em atender essa demanda ou não quer atender, você pode encaminhar para um colega outro profissional da área, não há problema nenhum nisso. Isso porque, é claro que é um público com especificidades importantes e por isso precisamos estar por dentro sobre as necessidades desse público, saber os conceitos de cada grupo dentro do próprio vegetarianismo e nos atualizando sempre sobre o tema. Então, se você quer atender esse público devido à alta demanda que está vindo para o seu consultório, o indicado que você estude bastante antes de atender os primeiros clientes vegetarianos, procurar estudos que possam embasar suas condutas nutricionais e então, quando você estiver segura, atender a demanda.

O que fazer na prática

Na prática, por exemplo, é bem difícil atender um paciente vegano e entregar o plano alimentar no mesmo dia. Além de ter algumas peculiaridades, como o uso de suplementação, os substitutos das refeições são um pouco mais “trabalhosos” de planejar (se você ainda não estiver familiarizada com esse público), você deverá pesquisar receitas que atendam esse público, enfim. São vários pontos que merecem uma atenção maior devido à dificuldade, natural, que você poderá ter em conseguir adequar o plano.

Para que você se sinta mais segura e confiante ao iniciar os atendimentos com vegetarianos, peça prazo (a depender de quanto você precise, 3-5 dias, por exemplo) para estudar o caso dele e para entregar um plano alimentar. Nesse tempo, você pode consultar um(a) colega que tenha uma certa experiência com esse público e que possa te ajudar nos primeiros pacientes.

Com relação ao planejamento alimentar, alguns nutrientes podem ser mais difíceis de adequar sim em relação a uma dieta onívora. Porém, isso vai depender muito de qual “grupo” de vegetariano você está atendendo. Por exemplo, ovolactovegetarianos tendem a ter um planejamento mais fácil de adequar os nutrientes em relação a veganos e vegetarianos estritos. Alguns nutrientes podem precisar serem suplementados, como proteínas em geral, cálcio, ferro, ácido fólico e vitamina B12 merecem atenção durante o planejamento e o monitoramento dos exames bioquímicos desses nutrientes é essencial.

Gostou das nossas dicas? Se tiver dúvidas e sugestões, entre em contato conosco. Compartilhe com seus colegas e desfrute da EasyDiet, o melhor software de atendimento nutricional do mercado!

EasyDiet, feito por nutricionistas para nutricionistas.

Autor: Matheus Medeiros


FEITO POR NUTRICIONISTAS PARA NUTRICIONISTAS

Impacte mais vidas por meio da nutrição com a EasyDiet!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *

5 × 5 =