EasyDiet – blog

Vantagens e desvantagens de atender por convênio

Quando começamos os atendimentos em consultório, nos deparamos com uma possibilidade: atender por convênio. Mas antes de você decidir sobre isso, pondere as vantagens e desvantagens de atender por planos de saúde.

Com bastante sinceridade, não há muitas vantagens em atender por plano de saúde, porém, a principal é que você tem uma maior rotatividade, uma maior demanda de clientes/pacientes. E com isso você vai ter seu nome inserido no mercado. Porém, você pode ter uma falsa impressão de que você pode estar atendendo mais com os convênios e que vale a pena. A realidade é que como o valor repassado do convênio para você é muito pequeno, é uma conta injusta, e acabamos entrando no ponto negativo.

A principal desvantagem de atender por convênio é a quantia paga aos nutricionistas (não pense que com outros profissionais de saúde é muito diferente porque não é) varia em média entre 18 a 45 reais. Isso mesmo. Logicamente, esse valor não vale a todo o trabalho que o nutricionista faz durante a consulta como anamnese, avaliação física, elaboração da dieta, dos substitutos etc. Então para compensar financeiramente, seria preciso um volume de atendimento muito grande, mas como precisamos fazer um atendimento de qualidade com essa série de avaliações dentro da consulta, acaba sendo impossível oferecer alguma qualidade nessa quantidade tão grande de atendimentos. E pense bem, será que esse valor condiz com os mais de 4 anos que você estudou para atender? Além, dos cursos, pós-graduações, horas e mais horas de estudos para atender um paciente de forma individualizada.

Digamos que você ainda opte por atender por convênio

E tudo bem com isso, tá? Dada a vantagem de atender por plano de saúde no início para captar seus clientes, uma dica é você encarar isso com um “marketing” dos seus atendimentos. Se você consegue se manter financeiramente por um tempo e quer atender por plano, não tem problema nenhum. Mas leve isso como uma estratégia temporária de captação de clientes. Estipule um prazo, uma data limite que você atenderá por plano e depois você encerra. Isso vai ser um compromisso para que você não se acomode e ache que dá para viver de atendimentos por plano, o que não é verdade. Além disso, você pode aproveitar esse tempo fazendo um atendimento muito bom, e as pessoas vendo e sentindo isso, elas acabam se fidelizando a você. Então no momento que você sair do plano de saúde para atender de forma particular, alguns pacientes ainda ficaram fiéis a sua consulta.

Mas vale ressaltar que se você achar melhor não atender por convênio para captar mais clientes no início, há outras formas e até melhores de captar clientes que você pode usar sempre, de forma consistente e sustentável. A melhor delas é investir no seu marketing. Se você quiser saber mais sobre, clique aqui.

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EasyDiet, feito por nutricionistas para nutricionistas.

Autor do texto: Matheus Medeiros

4 ferramentas para alavancar seus atendimentos

ferramentas para alavancar seus atendimentos

Vivemos na era digital, e por este fato, o nutricionista precisa estar inserido nas novas tecnologias que possam facilitar sua vida e atrair mais clientes/pacientes para seu consultório. Então vamos te mostrar as 4 ferramentas que podem alavancar seus atendimentos e te tornar referência no mercado.

Redes sociais

É imprescindível que você tenha redes sociais. Esta ferramenta, quando bem utilizada, é a vitrine do seu trabalho. Nela, você pode mostrar o quanto você é bem capacitada, que estar por dentro das novidades da nutrição, que suas dietas prescritas são fáceis de serem seguidas além de saborosas, e assim agregar valor ao seu trabalho.

Equipamentos de qualidade

Para ter equipamentos de qualidade, não é preciso fazer grandes investimentos. Um kit com um bom adipômetro, fita antropométrica, balança e estadiômetro já é um ótimo começo para iniciar os atendimentos. Mas ainda temos algumas dicas de ouro! Se você é estudante e vai se formar em poucos períodos, você já pode ir comprando alguns equipamentos. Isso vai evitar que você tenha que comprar tudo de uma só vez no futuro. E você já é formado (a), não tem problema! Procure atender em locais que já tenha alguns desses equipamentos e compre os seus gradativamente.

Software de nutrição

Para um bom atendimento, é fundamental escolher um bom software de nutrição. O programa deve consistir em praticidade, ou seja, descomplicado e otimizado para que você não perca tempo com itens desnecessários e agilize seu atendimento. Ele deve ser projetado para que, caso você queira, seja possível entregar a dieta ao paciente na hora da consulta e evitar os retornos para entrega do plano alimentar. E além disso, que você possa personalizar ao máximo o design do plano alimentar, dessa forma, você entregar uma dieta única (em todos os sentidos), agregando valor ao seu atendimento. Sendo assim, a EasyDiet é sua melhor opção!

Aplicativo prático aos seus pacientes

O paciente ter acesso a um aplicativo prático, em que ele possa ver seu plano alimentar, avaliação antropométrica, orientações, receitas e que você, nutricionista, possa atualizar essas informações e o paciente vê-las em tempo real, é um diferencial de valor inestimável. Dessa forma, você irá fidelizar ainda mais os seus pacientes e agregar ainda mais valor ao seu trabalho. Também dessa forma, o EasyDiet torna-se a sua melhor opção!

Procure utilizar essas ferramentas para alavancar seus atendimentos e veja sua carreira decolar ainda mais!

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EasyDiet, feito por nutricionistas para nutricionistas.

Autor do texto: Matheus Medeiros

Como o trafégo pago pode te ajudar a captar mais pacientes

Se você quer captar mais clientes para o seu consultório, eu vou te dar uma dica: pague o Facebook e o Google para encontrar os clientes para você. Simples e direto assim. O trafégo pago é a melhor forma de “automatizar” a captação mais pacientes.

Por que eu  falo isso? Porque eu acredito que você gastou muito tempo e dinheiro para ser o profissional que você é hoje. Então você não pode perder tempo fazendo post engraçadinho ou muito elaborado que demande muito tempo para que o alcance/impacto “exploda” organicamente ou viralize, ou seja, que você não paga nada para que aquele post seja distribuído para quem não te conhece ainda.

Essa estratégia não é interessante porque você vai depender que as pessoas compartilhem aquele post que você fez, e de certa forma é esperar um milagre, esperar que as pessoas gostem muito do seu conteúdo e/ou serviço a ponto de compartilharem massivamente. Enquanto que na outra situação, você pagando o Facebook e o Google, ou seja, investindo em trafégo pago para encontrar os clientes para você, o que vai acontecer é que você vai economizar tempo, vai automatizar a captação de clientes e aparecer pra quem ainda não te conhece ainda, tudo isso investindo nessas plataformas.

Nelas, por exemplo, você vai poder filtrar públicos por gênero, idade, localidade, interesses e muito mais. Então você pode impactar e encontrar pessoas interessadas no seu serviço, no seu atendimento.

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EasyDiet, feito por nutricionistas para nutricionistas.

Autor do texto: Matheus Medeiros

Como é que você acha que a nutrição vai estar daqui a 10 anos?

Como é que você acha que a nutrição vai estar daqui a 10 anos? Será que o modo de atendimento vai ser mesmo que é agora? Será que a tecnologia vai mudar a forma que a gente se relaciona dentro do consultório?

Isso é um fator muito importante que você tem que pensar na sua diferenciação para que você descole dos demais “concorrentes”, digamos assim, e você acabe se destacando no mercado. Assim, você vai estar se adiantando em relação aos demais e não precisará “correr” atrás de clientes/pacientes, eles quem vão a procura do seu atendimento.

Um bom exemplo de uma pessoa que se adiantou no mercado foi Steve Jobs, por exemplo, quando ele criou o iPhone. Foi uma necessidade que ele viu que tinha nas pessoas, mas as pessoas não sabiam quem tinham aquela necessidade.

Então o que é que você pode fazer para os seus clientes para que você atenda uma necessidade que eles têm mas não sabem até agora? O que você pode fazer/criar/oferecer que pode estar 10 anos na frente dos seus “concorrentes”?

Um exemplo claro de diferenciação é seus pacientes terem acesso ao plano alimentar, avaliação antropométrica e orientações direto do smartphone via aplicativo. E essa já é uma realidade, apesar que muitos, infelizmente, ainda não oferecem isso. Mas na EasyDiet, seus pacientes tem esse recurso gratuitamente. Nem eles, nem você pagam por isso.

Mas quero saber de você, como é que você acha que a nutrição vai estar daqui a 10 anos? Deixe sua opinião nos comentários!

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EasyDiet, feito por nutricionistas para nutricionistas.

Autor do texto: Matheus Medeiros

Como trabalhar a timidez para que ela nunca te atrapalhe

Quando eu falo sobre marketing de conteúdo para meus colegas, para meus amigos, eles falam: “Ah Matheus, mas eu tenho timidez, vergonha de fazer vídeo, de fazer texto, de aparecer”. E eu sempre digo: se você tem vergonha de aparecer, você tem vergonha de ter sucesso.

Porque de nada adianta você tem muito conhecimento técnico (não que isso seja ruim), ter várias pós-graduações, vários cursos, se pouca gente te conhece. Você precisa se tornar conhecida entre as pessoas que estão interessadas no seu serviço, conquistar autoridade quando o assunto é nutrição. Assim, as pessoas vão confiar mais em você, e consequentemente, seus atendimentos irão aumentar, você terá um negócio de sucesso, um consultório lotado.

Então se você tem que timidez, não se preocupe. Faça seus vídeos, faça seus textos. A vergonha e o medo vão aparecer, não tenha dúvida disso, mas você tem que enfrentar isso. E eu te digo uma coisa: se você produzir vídeos textos e não tiver vergonha deles daqui há 2 ou 3 anos, com certeza você não tá evoluindo.

Você pode sentir vergonhano início, isso não é problema, mas tenha certeza que treinando, fazendo acontecer, gravando videos, fazendo textos, aparecendo, toda essa timidez vai acabar. Até porque o importante é que você vai estar fazendo a sua base de audiência, você vai estar fazendo o seu negócio/atendimento crescer e impactando mais vidas com a nutrição.

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EasyDiet, feito por nutricionistas para nutricionistas.

Autor do texto: Matheus Medeiros

Números nas redes sociais não significa sucesso

Muita gente acha que números nas redes sociais, seguidores, curtidas, de engajamento quer dizer muita coisa. Acha que é sinônimo de sucesso, mas na verdade não é.

Eu conheço muitas pessoas que têm menos de 3.000 seguidores, um engajamento normal, mas que esses seguidores são tão fiéis que eles pagariam muito pelo serviço ou produto daquela pessoa, justamente porque aquela pessoa agrega valor na vida dos seus seguidores, na vida dos seus fãs.

Então números nas redes sociais acabam não dizendo muita coisa. Se você tem uma base sólida de seguidores, de fãs nas suas redes sociais, isso é o que importa! Não adianta você ter um número gigante “a força” de seguidores, sem uma conexão forte com eles, sem ter uma boa presença digital e sem agregar valor na vida dessas pessoas. É a mesma coisa de ter muito dinheiro de brinquedo e acreditar que está rica(o).

Lembre-se sempre disso: seguidores não são números, são pessoas. Então você saber como construir essa base sólida de fãs por meio do marketing de conteúdo e de outras ferramentas e estratégias, é fundamental para o seu sucesso.

Se isso fez e faz sentido para você, para seu crescemento profissional, considere fazer o curso EasyMarketing! Clique aqui e saiba mais.

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Autor do texto: Matheus Medeiros

Como as férias podem te ajudar no consultório

Uma pergunta muito comum que recebo é: “Matheus, eu devo tirar férias? Será que com férias eu não vou diminuir meu faturamento porque eu não estou lá, atendendo no meu consultório?”.

E eu sempre tento explicar que o descanço é fundamental pro nutricionista ou para qualquer pessoa que dependa de produtividade mais relacionada ao marketing de conteúdo. Ou seja, na prática, férias acaba sendo até um investimento que você faz no seu negócio.

Com relação ao faturamento, você não deve se preocupar tanto se você tiver realmente um planejamento financeiro efetivo. Isto é, você sempre vai ter uma reserva ali se precisar.

Mas as férias realmente são fundamentais para que você desenvolva mais a sua criatividade, para ter ideias para posts, para o marketing de conteúdo em si. Porque quando você está trabalhando, você fica naquela pressão “ah, o que fazer conteúdo, mas eu tenho que trabalhar, eu não tenho tanto tempo”. Mas com organização é sempre possível.

O que pode acontecer durante as férias

Sua mente vai trabalhar em background e você vai ter ideias naturalmente, você vai ter insights naturalmente sobre o que postar, sobre o que escrever, sobre o que fazer vídeo, seja lá qual seja a forma que você faz o seu marketing de conteúdo.

Eu não estou dizendo para você já preparar o seu marketing de conteúdo enquanto está nas férias. Não. Você deve aproveitar bem as férias, só que, como sua mente está trabalhando ainda em background, você vai anotar os seus insights e quando você voltar de férias realmente e começar já trabalhar nos seus posts, você pega essas ideias e trabalha em cima delas.

Então as férias servem além de descansar, para você ter mais insights, deixar sua criatividade trabalhar naturalmente.

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Autor do texto: Matheus Medeiros

O que é melhor para o nutricionista: criar uma marca ou ser a própria marca?

Essa é uma dúvida comum que recebo. “Devo criar uma marca ou eu devo ser minha própria marca?”. Explicando melhor, muitas pessoas têm dúvida entre se deve criar uma marca, por exemplo, “nutrição eficaz”, “nutriequilíbrio”, ou algo do tipo com qualquer nome que seja. Ou, já adiantando que é a melhor opção, você ser a sua própria marca. Ou seja, seu paciente não vai ser apresentado a você, ao seu serviço com um nome genérico, será o seu nome.

Não que criar uma marca seja ruim, mas vou explicar o porquê você ser sua própria marca pode te trazer resultados bem melhores enquanto nutricionista. Atualmente e mais do que nunca, as pessoas se conectam com pessoas. Lógico que isso não se aplica a todos os tipos de negócios. Por exemplo, quando compra um celular, a marca daquele celular não é o nome do dono da empresa.

O que acontece na prática

Você já viu quantos youtubers ou pessoas da mídia estão sendo contratadas para serem “a cara da empresa”? Fazendo comerciais, aparecendo, entrando na empresa. As companhias estão fazendo isso para não serem mais genéricas, terem mais personalidade. E isso acaba atraindo as pessoas porque, justamente como falado no início, pessoas se conectam com pessoas.

Seu cliente ou possível cliente só vai pagar pelo teu serviço se confiar em você. E você sabe que não existe uma melhor forma de passar confiança do que ver a outra pessoa. Ver como se posiciona, a segurança de como se posiciona, isso é quase um “olho no olho”. Você não pode ter vergonha de aparecer, de mostrar quem você é e se esconder atrás de uma marca. Lembre: quem não é visto, não é lembrado.

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Autor do texto: Matheus Medeiros

Otimize seu tempo para pensar e planejar seu negócio

Otimize seu tempo para o seu consultório dar certo. Isso mesmo. Seu consultório é um negócio, querendo ou não. Desse modo, você precisa de um tempo para planejar e executar ações que levem ao aumento do seu resultado, ao aumento no número de clientes, ao aumento no seu faturamento. E não só isso.

Otimize seu tempo também para controlar o seu financeiro, para planejar a sua carreira, criar posts para que você não perca presença digital. Ou seja, é preciso planejar suas estratégias que você vai fazer para aumentar o número de faturamento naquele mês que muito provavelmente não vá ter um faturamento muito alto, por causa da sazonalidade de atendimentos.

Será que você precisa investir mais em anúncios? Será que você precisa buscar mais parcerias? Você precisa otimizar o seu tempo para identificar e planejar isso tudo. Sendo assim, uma sugestão que eu dou é: se você atende, por exemplo, no turno da manhã, de tarde ou de noite faça esse planejamento. Se você atende pela tarde, de manhã ou de noite faça esse planejamento, mas o importante é que você tenha o planejamento e o principal: execute. Executando e fazendo esse ciclo com consistência, o sucesso é inevitável.

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Autor do texto: Matheus Medeiros

Encare seu consultório como um negócio

O nutricionista que atende em consultório precisa entender que os atendimentos, que o seu consultório é um negócio e deve ser tratado como tal. Um dos erros mais comuns do nutricionista que não encara os seus atendimentos como o negócio é não ter o seu CNPJ.

Abrir seu CNPJ é a primeira porta de entrada para você ficar em dia com a Receita Federal, com a contabilidade do seu negócio. Ter um CNPJ tem diversos benefícios que você pode pesquisar no Portal do Empreendedor, como por exemplo, você já começa a contribuir para sua aposentadoria. E não encarar os atendimentos com o negócio também tem outras consequências, talvez ainda piores.

Por exemplo: não saber exatamente os seus custos. Quais são seus custos fixos, quais são os seus custos variáveis, não saber exatamente quanto é o seu faturamento, quanto que está entrando no caixa, quanto que está saindo, não fazer um planejamento de carreira. Aonde você quer chegar, onde você está também muito importante você saber. Então é isso, se você ainda não está encarando seus atendimentos como negócio, comece a partir de agora!

Procure um(a) contador(a) para você se regularizar com a Receita Federal e começar a pagar os impostos como profissional autônomo. Liste numa planilha de excel que esteja ou algum sistema financeiro que você use, todos os seus custos com relação ao seu negócio e também o seu faturamento, o que é que tá entrando de caixa para cobrir esses custos e você ter noção se seu negócio está saudável ou não.

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Autor do texto: Matheus Medeiros