blog – EasyDiet

Como é que você acha que a nutrição vai estar daqui a 10 anos?

Como é que você acha que a nutrição vai estar daqui a 5, 10 anos? Será que o modo de atendimento vai ser mesmo que é agora? Será que a tecnologia vai mudar a forma que a gente se relaciona dentro do consultório?

Isso é um fator muito importante que você tem que pensar na sua diferenciação para que você descole dos demais “concorrentes”, digamos assim, e você acabe se destacando no mercado

Você vai estar se adiantando em relação aos demais. Um bom exemplo de uma pessoa que se adiantou no mercado foi Steve Jobs, por exemplo, quando ele criou o iPhone. Foi uma necessidade que ele viu que tinha nas pessoas, mas as pessoas não sabiam quem tinham aquela necessidade.

Então o que é que você pode fazer para os seus clientes para que você atenda uma necessidade que eles têm mas não sabem até agora?

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EasyDiet, feito por nutricionistas para nutricionistas.

Autor do texto: Matheus Medeiros

Como trabalhar a timidez para que ela nunca te atrapalhe

Quando eu falo sobre marketing de conteúdo para meus colegas, para meus amigos, eles falam: “Ah Matheus, mas eu tenho vergonha de fazer vídeo, de fazer texto, de aparecer”. E eu sempre digo: se você tem vergonha de aparecer, você tem vergonha de ter sucesso.

Porque de nada adianta você tem muito conhecimento técnico (não que isso seja ruim), ter várias pós-graduações, vários cursos, se pouca gente te conhece. Você precisa se tornar conhecida entre as pessoas que estão interessadas no seu serviço, para que você tenha um negócio de sucesso, para que você tem um consultório lotado.

Então se você tem que timidez, não se preocupe. Faça seus vídeos, faça seus textos. A vergonha e o medo vão aparecer, não tenha dúvida disso, mas você tem que enfrentar isso. E eu te digo uma coisa: se você produzir vídeos textos e não tiver vergonha deles daqui há 2 ou 3 anos, com certeza você não tá evoluindo.

Você pode sentir vergonha depois de um tempo, mas o importante é que você vai estar fazendo a sua base e você vai estar fazendo o seu negócio crescer.

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EasyDiet, feito por nutricionistas para nutricionistas.

Autor do texto: Matheus Medeiros

Números nas redes sociais não significa sucesso

Muita gente acha que número de seguidores, número de curtidas, de engajamento quer dizer muita coisa. Acha que é sinônimo de sucesso, mas na verdade não é.

Eu conheço gente que tem 3.000 seguidores, um engajamento normal, mas que esses seguidores são tão fiéis que eles pagariam muito pelo serviço ou produto daquela pessoa, justamente porque aquela pessoa agrega valor na vida dos seus seguidores, na vida dos seus fãs.

Então números acabam não dizendo muita coisa. Se você tem uma base sólida de seguidores, de fãs nas suas redes sociais, isso é o que importa! Não adianta você ter um número gigante “a força” de seguidores, sem uma conexão forte com eles, sem ter uma boa presença digital e sem agregar valor na vida dessas pessoas. É a mesma coisa de ter muito dinheiro de brinquedo e acreditar que está rico.

Lembre-se sempre disso: seguidores não são números, são pessoas. Então você saber como construir essa base sólida de fãs através do marketing de conteúdo, através de outras ferramentas, é fundamental para o seu sucesso.

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Autor do texto: Matheus Medeiros

Como as férias podem te ajudar no consultório

Uma pergunta muito comum que recebo é: “Matheus, eu devo tirar férias? Será que com férias eu não vou diminuir meu faturamento porque eu não estou lá, atendendo no meu consultório?”. E eu sempre tento explicar que as férias são fundamentais pro nutricionista ou para qualquer pessoa que dependa de produtividade mais relacionado ao marketing de conteúdo, sendo na prática, até um investimento que você faz em você, no seu negócio.

Com relação ao faturamento, você não deve se preocupar tanto se você tiver realmente um planejamento financeiro efetivo, você sempre vai ter uma reserva ali se precisar. Mas as férias realmente são fundamentais para que você desenvolva mais a sua criatividade, para ter ideias para posts, para o marketing de conteúdo em si. Porque quando você está trabalhando, você fica naquela pressão “ah, o que fazer conteúdo, mas eu tenho que trabalhar, eu não tenho tanto tempo”, mas com organização é sempre possível.

Mas nas férias sua mente vai trabalhar em background e você vai ter ideias naturalmente, você vai ter insights naturalmente sobre o que postar, sobre o que escrever, sobre o que fazer vídeo, seja lá qual seja a forma que você faz o seu marketing de conteúdo. Eu não estou dizendo para você já preparar o seu marketing de conteúdo enquanto está nas férias. Não. Você deve aproveitar bem as férias, só que, como sua mente está trabalhando ainda em background, você vai anotar os seus insights e quando você voltar de férias realmente e começar já trabalhar nos seus posts, você pega essas ideias e trabalha em cima delas.

Então as férias servem além de descansar, para você ter mais insights, deixar sua criatividade trabalhar naturalmente.

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Autor do texto: Matheus Medeiros

O que é melhor para o nutricionista: criar uma marca ou ser a própria marca?

Essa é uma dúvida comum que recebo. “Devo criar uma marca ou eu devo ser minha própria marca?”. Explicando melhor, muitas pessoas têm dúvida entre se deve criar uma marca, por exemplo, “nutrição eficaz”, “nutriequilíbrio”, ou algo do tipo com qualquer nome que seja. Ou, já adiantando que é a melhor opção, você ser a sua própria marca. Ou seja, seu paciente não vai ser apresentado a você, ao seu serviço com um nome genérico, será o seu nome.

Não que criar uma marca seja ruim, mas vou explicar o porquê você ser sua própria marca pode te trazer resultados bem melhores enquanto nutricionista. Atualmente e mais do que nunca, as pessoas se conectam com pessoas. Lógico que isso não se aplica a todos os tipos de negócios. Por exemplo, quando compra um celular, a marca daquele celular não é o nome do dono da empresa.

Porém, você já viu quantos youtubers ou pessoas da mídia estão sendo contratadas para serem “a cara da empresa”? Fazendo comerciais, aparecendo, entrando na empresa. As companhias estão fazendo isso para não serem mais genéricas, terem mais personalidade. E isso acaba atraindo as pessoas porque, justamente como falado no início, pessoas se conectam com pessoas.

Seu cliente ou possível cliente só vai pagar pelo teu serviço se confiar em você. E você sabe que não existe uma melhor forma de passar confiança do que ver a outra pessoa. Ver como se posiciona, a segurança de como se posiciona, isso é quase um “olho no olho”. Você não pode ter vergonha de aparecer, de mostrar quem você é e se esconder atrás de uma marca. Lembre: quem não é visto, não é lembrado.

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Autor do texto: Matheus Medeiros

Otimize seu tempo para pensar e planejar seu negócio

Otimizar o seu tempo é um ponto fundamental para o seu consultório dar certo. Isso porque você precisa de um tempo para planejar e executar ações que levem ao aumento do seu resultado, ao aumento no número de clientes, ao aumento no seu faturamento. E não só isso.

Você também precisa de tempo também para controlar o seu financeiro, para planejar a sua carreira, criar posts para que você não perca presença digital. Ou seja, é preciso planejar suas estratégias que você vai fazer para aumentar o número de faturamento naquele mês que muito provavelmente não vá ter um faturamento muito alto, por causa da sazonalidade de atendimentos.

Será que você precisa investir mais em anúncios? Será que você precisa buscar mais parcerias? Você precisa otimizar o seu tempo para identificar e planejar isso tudo. Sendo assim, uma sugestão que eu dou é: se você atende, por exemplo, no turno da manhã, de tarde ou de noite faça esse planejamento. Se você atende pela tarde, de manhã ou de noite faça esse planejamento, mas o importante é que você tenha o planejamento e o principal: execute. Executando e fazendo esse ciclo com consistência, o sucesso é inevitável.

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Autor do texto: Matheus Medeiros

Encare seu consultório como um negócio

O nutricionista que atende em consultório precisa entender que os atendimentos, que o seu consultório é um negócio e deve ser tratado como tal. Um dos erros mais comuns do nutricionista que não encara os seus atendimentos como o negócio é não ter o seu MEI, não ter seu CNPJ.

O MEI é a primeira porta de entrada para você ficar em dia com a Receita Federal, com a contabilidade do seu negócio. O MEI tem diversos benefícios que você pode pesquisar no Portal do Empreendedor, como por exemplo, você já começa a contribuir para sua aposentadoria. E não encarar os atendimentos com o negócio também tem outras consequências, talvez ainda piores.

Por exemplo: não saber exatamente os seus custos. Quais são seus custos fixos, quais são os seus custos variáveis, não saber exatamente quanto é o seu faturamento, quanto que está entrando no caixa, quanto que está saindo, não fazer um planejamento de carreira. Aonde você quer chegar, onde você está também muito importante você saber. Então é isso, se você ainda não está encarando seus atendimentos como negócio, comece a partir de agora!

Procure seu MEI para você se regularizar com a Receita Federal e começar a pagar os impostos como profissional autônomo. Liste numa planilha de excel que esteja ou algum sistema financeiro que você use, todos os seus custos com relação ao seu negócio e também o seu faturamento, o que é que tá entrando de caixa para cobrir esses custos e você ter noção se seu negócio está saudável ou não.

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Autor do texto: Matheus Medeiros

Diferença entre preço e valor

Note que tudo que a gente procura em nossas vidas, não podemos medir, pegar, apenas sentir. Quer exemplos? Você não tem como pedir por um metro de felicidade, ou por 50 gramas de autoconfiança, ou 4 litros de conhecimento. Ou seja, sempre estamos buscando o intangível. E isso tem tudo a ver com o marketing do seu serviço, dos seus atendimentos.

As pessoas não buscam um nutricionista pra ter algo tangível, como um papel que tenha escrita a dieta dela ou algo do tipo. Elas buscam o intangível, qualidade de vida, performance e esse é o valor do atendimento. Essa é a diferença entre valor e preço. Valor é intangível, preço é algo tangível, é numérico. A grande pergunta que fica é: Como transformar esse valor em preço?

Basicamente, existem 3 formas de você precificar o seu atendimento. O primeiro é saber o quanto custa por atendimento e você trabalha com uma margem que será o seu lucro. A segunda é saber quanto é o preço de mercado, dos seus “concorrentes” e trabalhar com um preço um pouco acima ou abaixo, vai depender do seu posicionamento de mercado. E o terceiro que é o meu favorito e que eu recomendo muito que é justamente trabalhar em cima do valor do seu serviço. Vou te explicar mais.

Justamente por ser subjetivo, o valor é a melhor forma de você precificar. Porque assim, você pode trabalhar o seu marketing para gerar desejo. E se as pessoas desejam e percebam que seu trabalho vale mais, por exemplo, 300 reais. Então porque cobrar mais barato? Com o marketing você pode fazer isso e com integridade!

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Autor do texto: Matheus Medeiros

Pequenos hábitos geram grandes mudanças

Ao contrário do que muitos pensam, não são os grandes passos que geram grandes resultados. O que leva a grandes mudanças são pequenos hábitos, pequenas resoluções, porém, de forma frequente, persistente.

Como já falamos aqui, não adianta apenas o talento, a inteligência (não que não sejam importantes), sem que haja uma grande disciplina para conseguirmos cumprir um planejamento. O workflow planejamento e depois execução com persistência é a chave do sucesso e no fundo, todos nós sempre soubemos disso. Por exemplo, incansavelmente abordo nos nossos textos que para você virar uma autoridade para sua persona, o marketing de conteúdo é vital. Porém, se você não coloca em prática com uma boa frequência de textos/vídeos, esse resultado nunca vai chegar.

O incrível é que isso é valido para todas as áreas da nossa vida. Puxando pro nosso lado, na saúde. A gente sabe, de cor e salteado que, não adianta uma pessoa com uma dieta bonitinha, prescrita por um(a) nutricionista, se ela não executar com eficiência, com frequência. O resultado não vai cair do céu, nem vai chegar porque o planejamento foi executado por alguns dias.

A verdade é que hábitos, quando repetidos diariamente, podem levar a grandes transformações a longo prazo. Então reflita agora: quais são seus objetivos de vida em, pelo menos, 3 áreas distintas (exemplo: negócios, saúde e relacionamento)? Qual hábito você pode incorporar a partir de agora que pode mudar sua vida em cada uma dessas áreas? Comece com um hábito mesmo. A medida que você ver que já conseguiu incorporar aquele hábito, você começa a planejar e trabalha em cima de novos hábitos. Quando a gente tem vários leões para enfrentar, não adianta ir pra cima de todos. Encare um de cada vez.

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Autor do texto: Matheus Medeiros

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O pior erro que quebra qualquer consultório: desconto

Quer quebrar seu negócio/consultório? Dê desconto. Sim, esse é o pior erro que alguém pode cometer quando empreende de forma geral ou quando parte para os atendimentos. Vamos explicar.

Não estamos falando em planos para casais ou famílias que na multiplicação do preço, você ofereça algum desconto (ex: sua consulta são 200 reais e para um plano de atendimento para um casal seja 370 reais). Estamos falando da situação do possível cliente negociar o preço do seu serviço e você acabar aceitando para “não perder” o cliente. Há dois problemas evidentes nesse negócio: 1) o possível cliente não percebeu o valor do seu serviço. 2) ao aceitar, você automaticamente desvaloriza seu serviço.

Então como resolver essa questão? Trabalhe a percepção de valor do seu negócio, do seu serviço. Se você se torna uma pessoa que gera valor para seus clientes (seja explicando algo de uma forma que ele nunca viu e agora entende como nunca entendeu, seja aplicando técnicas e estratégias que aumente a adesão das suas prescrições etc), as pessoas vão pagar o seu preço sem pedir desconto algum. E a geração de valor tem várias frentes que podem ser trabalhadas, como o marketing de conteúdo, posicionamento de mercado etc.

Ou seja, não basta você ter um bom serviço se você não fizer o marketing corretamente. Mesmo que você tenha um bom serviço, mas um marketing ruim, talvez você tenha que operar com desconto para sobreviver. Se você tiver um serviço ruim ou “mediano”, mas com um bom marketing, não vai adiantar porque as pessoas vão perceber a baixa qualidade e não vão voltar e/ou recomendar. Agora, se você tiver um bom serviço e um bom marketing, você nunca mais vai precisar negociar preço. Justamente porque o seu serviço tem valor e está sendo percebido com ajuda do marketing.

Autor do texto: Matheus Medeiros

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