Você trabalha com nutrição infantil e ainda não utiliza o método BLW para introdução alimentar?
O método BLW é bastante famoso e em português significa desmame guiado pelo bebê.
Essa estratégia é bastante interessante e ajuda a melhorar a coordenação motora do bebê, além de criar uma maior conexão com a comida e a interação com a família.
Como começar o método BLW
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a introdução da alimentação complementar aos 6 meses, dessa forma, o método BLW pode ser aplicado na mesma época.
Outro ponto importante é que o bebê consiga se sentar sozinho, segurar com as mãos e levar os alimentos à boca.
Nesse método, o bebê deve ficar sentado à mesa e fazer as refeições junto com seus responsáveis.
Durante o BLW, o bebê come, sem colher, as mesmas refeições da família, sempre evitando papinhas, sucos ou purês.
É importante orientar aos pais que o bebê precisa ficar à vontade, interagindo e se sujando com a comida, deixando a criança comer no seu próprio tempo.
Benefícios do método BLW para bebês
O BLW apresenta diversos benefícios para os bebês, entre eles, você pode citar para os pais:
- Estimular a coordenação motora do bebê, tendo em vista que ele pega com as mãos e leva os alimentos até a boca;
- Melhorar a aceitação dos alimentos, pois o bebê interage diretamente com as refeições;
- O bebê se torna mais sendo mais participativo e se familiarizando com os diferentes sabores e texturas dos alimentos;
- Estimular a fala, tendo em vista que o músculos da boca e do maxilar se desenvolvem com a mastigação dos alimentos;
- Ajudar a prevenir o sobrepeso e a obesidade porque o bebê começa a reconhecer quando já está saciado.
Gostou do nosso conteúdo sobre dieta ou educação alimentar para crianças? Se sim, compartilhe com suas(seus) colegas!
Teste a plataforma EasyDiet gratuitamente e sem tempo limite clicando aqui!
EasyDiet, feito por nutricionistas para nutricionistas.
O blog da EasyDiet é aberto para qualquer nutricionista ou estudante de nutrição enviar textos. Por isso, a responsabilidade do conteúdo do texto é inteiramente do autor(a) e não reflete necessariamente o posicionamento da empresa.