Avaliação antropométrica online? Veja como facilitar a vida dos seus pacientes

[Tempo estimado de leitura: 3 minutos]

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) expediu uma Resolução no ano de 2020, autorizando a teleconsulta durante a pandemia de COVID-19.

Porém muitas dificuldades e dúvidas surgiram com esse novo cenário não-presencial, principalmente no que diz respeito a realização da avaliação antropométrica online.

Acompanhe este artigo e confira dicas de como obter os dados da antropometria do seu paciente de forma remota!

Avaliação antropométrica online

A antropometria engloba as dimensões físicas corporais, são medidas de peso, altura, circunferências e dobras cutâneas, que tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento do indivíduo, de acordo com o sexo e a faixa etária.

A aferição dessas medidas se dá presencialmente no consultório pelo nutricionista, mas como realizar isso de forma virtual?

O CFN publicou a Resolução nº 666 e o Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª região (CRN-3) produziu uma cartilha para orientar os profissionais acerca dos aspectos da avaliação nutricional à distância, incluindo a antropometria.

Assim, dentre as recomendações propostas estão os dados relatados pelos próprios pacientes, como peso, altura, circunferências e até mesmo fotos corporais.

O registro em prontuário deve ser feito com a observação de que os dados foram autorreferidos.

Entretanto, as limitações para essa prática tem reconhecimento pelos Conselhos, visto que os dados podem ser subestimados ou superestimados pelos clientes.

Por isso, você precisa informar ao paciente sobre a confiabilidade dessas informações, que é preciso corrigir ou complementar mais tarde em um momento presencial.

Ademais, vale lembrar que, embora as informações e imagens tenham vindo do paciente, não se deve divulgá-las, o que é previsto no Código de Ética do Nutricionista.

Dicas para realizar avaliação antropométrica online

A antropometria online tem em sua maioria o uso de dados indiretos (autorreferidos), primeiro liste quais são as medidas mais importantes para avaliar aquele paciente, e confira abaixo como obter cada uma delas.

Peso autorreferido

O peso é uma das medidas mais fáceis de conseguir, pois só é necessário o uso de uma balança, que por vezes o paciente pode ter em casa, facilitando ainda mais o processo.

Altura autorreferida

Por ser uma medida que não varia nos adultos, normalmente as pessoas já sabem referi-la.

Mas em crianças e adolescentes é interessante saber a altura atual para acompanhá-los nas curvas de crescimento.

Circunferências

As medidas de circunferência são facultativas, pois nem todos os pacientes saberão como aferir ou não possuem fita métrica em casa.

Porém, em alguns casos é possível ensiná-los a medir as circunferências mais simples, como a abdominal, verificar o resultado e relatar corretamente.

Imagens fotográficas

Embora as fotos também sejam elementos facultativos, podem ser de três ângulos. São eles: de frente, de costas e de perfil e só deve-se utilizá-las única e exclusivamente para a avaliação nutricional!

Por fim, para realizar os atendimentos online é preciso organização para estar na videochamada e ao mesmo tempo registrando as informações.

A utilização de um software é crucial neste momento, visto que é possível gravar e administrar os dados em um único local sem causar confusão, como é o caso da EasyDiet!

Gostou do nosso conteúdo? Se sim, compartilhe com suas(seus) colegas!

EasyDiet, feito por nutricionistas para nutricionistas.

O blog da EasyDiet é aberto para qualquer nutricionista ou estudante de nutrição enviar textos. Por isso, a responsabilidade do conteúdo do texto é inteiramente do autor(a) e não reflete necessariamente o posicionamento da empresa.

Compartilhe com seus amigos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sobre o autor

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter