6 pontos que você precisa para abrir um consultório de nutrição

[Tempo estimado de leitura: 4 minutos]

Já falamos aqui, que não é simples abrir um consultório de nutrição e sobre o que você precisa para iniciar os atendimentos, sendo um dos pilares, a burocracia. E se você quiser abrir seu próprio consultório para os atendimentos, a burocracia ainda vai te acompanhar. Mas não se preocupe! 

 

Vamos nortear o que você precisa para abrir um consultório de nutrição.

 

Vale ressaltar que como abrir um consultório é um caminho mais custoso financeiramente, recomendamos que você só vá por esse caminho se você estiver segura(o) para tal.

 

Caso não esteja ainda, não tem problema. Você pode atender em algum local/clínica que já ofereça a infraestrutura e burocracia para prontamente realizar os atendimentos.

 

Podemos dividir a burocracia para abrir um consultório de atendimentos nutricionais em 6 pontos essenciais:

 

CRN

 

Obviamente, é preciso do CRN ativo para fazer os atendimentos nutricionais. Para dar entrada no CRN é preciso ter carteira de trabalho e ela é feita gratuitamente, além do diploma de formação em nutrição.

 

Definição do tipo de tributação

 

Primeiramente, você deve decidir (junto com um(a) contador(a) de preferência) qual será a melhor e menor forma de tributação para seu consultório. Como pessoa física, as alíquotas de tributação que variam de 7,5%  até 27,5%, porém, poderá deduzir algumas despesas operacionais em seu carnê leão. Os impostos recolhidos no caso da pessoa física geralmente são o ISS (Imposto Sobre Serviço) mensal – geralmente é uma taxa fixa; carnê leão; GPS (Guia da Previdência Social) – para sua aposentadoria, licença maternidade e afastamentos.

 

No caso como pessoa jurídica (CNPJ), primeiro terá que escolher o “tipo de empresa” que será aberta, sendo as opções: EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), Sociedade Empresária Limitada, Sociedade Simples Limitada ou Sociedade Simples Pura. Depois é escolhido o regime tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Os mais usados para consultórios de nutrição são o Lucro Presumido ou Simples Nacional. Lembrando que nutricionistas não podem abrir simplesmente um CNPJ MEI (Microempreendedor Individual).

 

Alvará de Funcionamento pela prefeitura

 

O pagamento da taxa do ISS gera liberação do Alvará, que vale por 1 ano. Este Alvará é necessário para comprovar que consultório está apto para funcionar normalmente.

 

Alvará de Licença Sanitária

 

É um documento obrigatório que serve para comprovar que o local foi devidamente inspecionado pela vigilância sanitária do município e que está em conformidade com a legislação vigente. Basicamente, fazem uma visita rápida e verificaram data de validade de limpeza de caixa d’água, desratização, tela nos ralos, se os banheiros estão de acordo com o exigido por lei (sabão líquido, papel descartável para secagem das mãos etc.). Se algo estiver errado, eles dão um prazo para arrumar e repetem a visita.

 

CNES

 

É um protocolo do Ministério da Saúde feito também pela Vigilância Sanitária e seu principal objetivo é a manutenção de um banco de dados completo, com todas as clínicas e consultórios brasileiros, públicos e privados, que prestam atendimento na área da saúde.

 

Laudo dos Bombeiros

 

É necessário para verificar necessidade de instalação de extintores de incêndio e fixação de placas de saída.

 

Apesar de parecer muita coisa, estes itens podem ser resolvidos rapidamente e não custam caro. Veja quais documentos são necessários para abrir o processo de cada um dos itens e lembre que eles são necessários para abrir um consultório de nutrição e estar com a documentação em dia!

 

Gostou do nosso conteúdo? Se sim, compartilhe com suas(seus) colegas!

 

EasyDiet, feito por nutricionistas para nutricionistas.

 

Autor do texto: Matheus Medeiros

 

O blog da EasyDiet é aberto para qualquer nutricionista ou estudante de nutrição enviar textos. Por isso, a responsabilidade do conteúdo do texto é inteiramente do autor(a) e não reflete necessariamente o posicionamento da empresa.

Compartilhe com seus amigos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sobre o autor

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter