5 motivos para não usar planilhas de nutrição

[Tempo estimado de leitura: 3 minutos]

5 motivos para não usar planilhas de nutrição

Ainda hoje vemos nutricionistas e estudantes utilizando planilhas de nutrição como ferramenta de trabalho. Poucas pessoas sabem, mas a EasyDiet começou sendo desenvolvida em planilha. Porém, chegamos a um ponto em que as limitações justamente por ser uma planilha, e não o que tinha “dentro” dela em si, era um grave problema e não se tornava uma solução completa. Por termos essa experiência “na pele”, vamos te mostrar 5 motivos para não usar planilhas de nutrição.

1. As planilhas em geral são desenvolvidas em linguagem VBA.

Esse tipo de linguagem é da suíte da Microsoft, ou seja, só funciona no Microsoft office. Caso você não tenha ou use outras soluções como Libre office, a planilha simplesmente não vai funcionar.

2. Só funcionam em Windows.

Justamente pelo mesmo motivo do item 1, as planilhas não funcionam em outros sistemas operacionais, por exemplo Mac, Linux, Ubuntu ou qualquer outro. Se a planilha não tenha sido feita em VBA, foi desenvolvida utilizando apenas fórmulas nativas do Excel, a qualidade é bem duvidosa!

3. É preciso um arquivo para cada consulta de cada paciente.

Como cada consulta precisa de um arquivo replicado da planilha, isso gera uma forte limitação que é a falta de integração entre os dados de cada consulta. Ou seja, você não vai ter a evolução do paciente de forma automática entre as consultas. E fazer isso manualmente não será nada prático, imagine.

4. Não há backup em nuvem.

Por estar salvo no seu computador, os dados das planilhas ficarão extremamente vulneráveis. Imagine, por qualquer motivo (computador quebrou, molhou…), as consultas dos seus pacientes serem perdidas. Inaceitável, não é? “Ah, mas eu posso colocar no Dropbox ou nuvem semelhante”. Sim, mas por necessitar de um arquivo para cada consulta, o espaço disponível na nuvem pode acabar rápido.

5. Não atendem a todas as suas necessidades.

Por mais bem feita que seja, sempre as planilhas falham em oferecer todas as ferramentas necessárias na hora da consulta. Além disso, seus pacientes não terão nenhuma comodidade, como ter um aplicativo que mostre todas suas prescrições direto do smartphone.

Em resumo, planilhas são um barato que podem sair muito caro! Não conferem praticidade, nem segurança no atendimento nutricional. Por esse e outros muitos motivos, a EasyDiet é a melhor solução! Além de todas as ferramentas que você precisa na hora da consulta, garantimos mais agilidade, praticidade de usar nosso sistema em qualquer dispositivo, integração de dados entre as consultas para acompanhar a evolução dos pacientes, segurança ao salvar todos os dados em nossos servidores de forma ilimitada e muito mais facilidades!

Gostou das nossas dicas? Se tiver dúvidas e sugestões, entre em contato conosco. Compartilhe com seus colegas e desfrute da EasyDiet, o melhor software de atendimento nutricional do mercado!

EasyDiet, feito por nutricionistas para nutricionistas.

Autor do texto: Matheus Medeiros

Compartilhe com seus amigos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sobre o autor

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter